16/10/2020 às 11:13 Educação reflexiva

👀 A real do ensino híbrido 💻📱 x 👩‍🏫

136
3min de leitura

Dia 15 de outubro, dia do professor

Orgulho de ser professor! Será? 

Antes de sair cuspindo marimbondo, leia até o fim.

Ser professor é como estar sempre nadando contra a corrente em dia de tempestade. E em tempos de pandemia e ensino híbrido então, adicione a isso mais uns dois níveis de dificuldade.

É gente, nós fomos uns dos únicos grupos de trabalhadores - sim, trabalhadores, ser professor é uma profissão como todas as outras - que necessitou se reinventar de uma dia para o outro, literalmente falando, e sem chance de qualquer tipo de reclamação, como se viu de muitas pessoas que entraram numa ciranda de reclamação, não tínhamos tempo para isso.

Verdade seja dita, que nem todos os mestres fizeram isso e que alguns, se colocaram num papel dramático digno de novela mexicana. Normal, pois em todas as profissões tem os bons e os não tão bons, tem os que se engajam, compram as brigas e peleiam com força e garra e tem ainda os que ficam no grupo que se limita a encontrar obstáculos e reclamar. 

E mesmo depois de termos feito todo esse trabalho infindável de montagem de conteúdo no Word - porque o Google Documentos não é aquilo que tentaram nos vender - postagens de conteúdos escritos - credo isso é cruel - vídeo aula, aulas síncronas, post de motivação feitos no Google sala de aula, depois de todos os relatórios, planilhas, cálculos percentuais para as listas de nomes pra cá, lista de nomes pra lá, etc, etc e etc, poucos, mas muitos poucos alunos se dão o trabalho de acessar os conteúdos, e quiçá fazer os exercícios propostos.  

Desanimador, desesperador, desconsideração, desleixo, e muitos outros des..... pra ajudar entre uma aula síncrona e outra, enquanto esperamos quem não vem, vejo o que? 

Fotos na praia, aliás lotadas, os parques e shoppings centers também lotados. 

Pra ir levar uma atividade até a escola não pode por causa da pandemia "medo de sair na rua", passear no centro "camiga" na Júlio não dá medo!? 

Não entrega via plataforma porque "não deu tempo sora", certo que não dá tempo desse jeito" 

Eitalelê........

Será que temos mesmo o que comemorar?

SIM, DEVEMOS COMEMORAR E MUITO, MAS MUITO MESMO!

Somos guerreiros lutando e fazendo nossa parte, com brilhantismo e dedicação. Assim tipo Davi contra Golias, sabe!? 

Somos professores, e olhamos para uma sala com 20, 30, 40 anjos não importa a quantidade, e lemos a alma de cada um daqueles rostinhos. Percebemos suas angustias e até mesmo conseguimos captar quando aconteceu algo lá fora que o afetou e não foi nada legal.

Sabemos dos namoricos, dos sonhos, das conquistas e também das cag.... (hehehe), aconselhamos, incentivamos, temos uma relação de amor e, algumas vezes, de ódio. Normal.

Portanto, se você leu até aqui, saiba que estamos nos esforçando no nosso limite e NÃO VAMOS DESISTIR. Por mais adversidades que possam ainda aparecer no caminho e se você é um Anjo saiba

Eu sou Ely Matos, fotógrafa profissional e professora de matemática da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, e escrevo nesse blog sobre o mundo da educação, numa linguagem informal sem romantismos nem firulas.

     @byelymatos
   https://www.facebook.com/byelymatos/
  by Ely Matos Fotografia
   www.byelymatos.com
16 Out 2020

👀 A real do ensino híbrido 💻📱 x 👩‍🏫

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

covid-19 educação ensino híbrido pandemia RS

Quem viu também curtiu

23 de Jul de 2020

Desabafo de um professor a beira do desgaste

22 de Jun de 2020

Vai passar...

07 de Jul de 2020

Você cuspi marimbondo ou engole sapo????

Olá, tudo bem com você? Deixe seu recado que assim que possível te respondo. Eli Matos.
Logo do Whatsapp